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quinta-feira, 26 de abril de 2012

As 10 Chaves do Sucesso para a Sustentabilidade nas PMEs

Quando se pensa em sustentabilidade no contexto empresarial, algumas imagens vêm rápido à mente: grandes programas de reciclagem, imensos projetos de neutralização de carbono e plantio de árvores e muita mídia para reforçar a imagem de amigo do planeta. Há uma coisa comum a todas essas imagens: todas são iniciativas de grandes empresas, com amplos recursos para implementá-los. Afinal, pequenas e médias empresas (PMEs) não têm tempo, pessoas ou dinheiro para investir em ser sustentável, certo? 

Conforme se consolida a idéia de que gerir inteligentemente e de maneira integrada os impactos econômicos, sociais e ambientais das empresas pode levá-las a obter melhores resultados e diminuir riscos, garantindo a sobrevivência e prosperidade de seus negócios a longo prazo, também se acende o brilho da oportunidade nos olhos mais atentos: a sustentabilidade pode também ser um caminho para menores custos, diferenciação no mercado, inovação e, consequentemente, sucesso financeiro. E se é assim, por que justamente as PMEs, que precisam mais do que nunca de qualquer vantagem que possam obter para vencer em seus mercados ultra-competitivos, não poderiam também conseguir esses benefícios? 

É precisamente para esta idéia que mais e mais PMEs estão despertando no mundo todo.


Um dos melhores estudos sobre este movimento foi feito pela AICPA, a maior associação de contadores do mundo - o que por si só já demonstra a crescente importância do tema para as seculares preocupações financeiras das empresas - e entrevistou mais de 1.300 líderes e executivos de PMEs, a fim de determinar a extensão e profundidade da adoção de práticas de sustentabilidade por elas. O estudo descobriu que nada menos que 1 em cada 3 PMEs possui uma estratégia de sustentabilidade definida, e 23% do restante planeja desenvolver uma nos próximos dois anos. As razões para isso podem variar, mas a motivação primordial é comum: a sustentabilidade é boa para os negócios. Para algumas empresas, essas práticas possuem um apelo para os valores de seus clientes, ou fortalecem seus relacionamentos com fornecedores, ou melhoram o posicionamento de suas marcas, ou geram maior compromisso e lealdade entre seus funcionários, ou reduzem seus custos variáveis, aumentando a lucratividade.



Uma tendência interessante que já é possível enxergar no mercado brasileiro é a de que não só as PMEs não precisam estar "no vácuo" das grandes empresas, como podem inclusive estar melhor posicionadas para ditar o ritmo do mercado no tema. Empresas menores, com suas estruturas mais enxutas e processos mais adaptáveis, possuem maior facilidade e agilidade em integrar a gestão da sustentabilidade à estratégia do negócio e, principalmente, possuem uma capacidade de inovar mais rapidamente para atender às demandas desse processo e aproveitar as oportunidades que forem percebidas durante este esforço.

O mesmo estudo da AICPA também elencou os 10 principais fatores para o sucesso da inserção da sustentabilidade em PMEs, observados em casos reais descritos no estudo. Apresento abaixo esses princípios, e ilustro alguns deles com breves exemplos brasileiros retirados do ótimo Centro SEBRAE de Sustentabilidade, que agrega bastante conteúdo interessante sobre o tema:

Estratégia e Planejamento:

1) Entenda os principais aspectos da sustentabilidade para sua organização, e procure maneiras inovadoras de beneficiar funcionários, clientes e fornecedores. Grupo BB , fabricante de produtos promocionais de plástico, entre outras ações, desenvolveu produtos que utilizam fibra de coco em sua composição, trazendo inovação para seu portfolio, e gerando renda para os catadores de cocos.

2) Defina o que sustentabilidade significa para sua empresa. Ter metas claras ajuda a focar seus esforços na direção certa. JS Metalurgia elegeu a ecoeficiência como foco, para aproveitamento máximo de seus recursos e melhores resultados em seu negócio.

3) Engaje todos os seus públicos. Fale sobre sustentabilidade com clientes, fornecedores, investidores e funcionários, para que todas as vozes sejam ouvidas e todas as suas necessidades sejam contempladas na estratégia que for desenvolvida.

Execução e Alinhamento:

4) Você não está sozinho. Procure iniciativas que ajudem empresas como a sua a implementar a sustentabilidade de um modo mais fácil e rápido. No Brasil, o próprio Centro SEBRAE de Sustentabilidade já citado é um ótimo exemplo.

5) Estabeleça responsabilidade e comunique. O ideal é definir um responsável da alta liderança, e comunicar a importância das iniciativas a todos os níveis da empresa.

6) Avance passo a passo. Ser mais sustentável é normalmente uma evolução, e não uma revolução. Pequenas mudanças podem ter um grande impacto no futuro.

7) Faça o que diz. Clientes e investidores percebem iniciativas rasas e sem consistência, não cometa o erro de enxergar a sustentabilidade como um exercício de marketing.


Performance e Transparência:

8) Junte sustentabilidade ao lucro. Ser mais sustentável em geral é ser mais eficiente. Perceba e torne clara a conexão entre consumir menos recursos e aumentar seus lucros. As iniciativas da Mecânica Chiquinho não só economizaram dinheiro, como trouxeram renda extra ao negócio.

9) Mensure, monitore e revise. Desenvolva indicadores claros, revise-os regularmente e estabeleça metas realistas e alcançáveis conforme a velocidade doprogresso.

10) Invista no futuro. Investir em sustentabilidade não requer necessariamente um grande capital. Muitas PMEs relatam que o maior investimento é tempo de gestão.


As PMEs têm muito a lucrar com a sustentabilidade, e a corrida já começou. Quem serão os vencedores?

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