Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Além do Verde - Os negócios do amanhã, hoje

Bem-vindos ao Além do Verde! Este blog tem o objetivo de discutir idéias e iniciativas concretas que ajudem nossa sociedade, nossa economia e nosso planeta a se integrarem de uma forma mutuamente enriquecedora e se tornarem verdadeiramente sustentáveis.


Este esforço é construído sobre algumas crenças:

- Acreditamos que uma nova economia é possível, em que não só a atividade econômica não agrida a sociedade e o meio ambiente, mas que ativamente os beneficie e estimule o desenvolvimento de um mundo ecologicamente viável e socialmente justo. Acreditamos que é imperativo que as empresas, consumidores, governo, organizações da sociedade civil e demais agentes econômicos e sociais assumam seu papel na construção dessa nova economia.


- Acreditamos que um desenvolvimento econômico adequado não é incompatível com essa nova economia, sendo, ao contrário, parte integrante e indissociável dela, de modo que as forças do mercado e do consumo funcionem a favor desse desenvolvimento sustentável, e que a humanidade possa desfrutar da prosperidade econômica continuada em benefício das atuais e futuras gerações.

- Acreditamos que o ímpeto de transformação sustentável é uma tendência duradoura e irreversível, fruto de um melhor e mais abrangente entendimento da interdependência das relações dos seres humanos entre si e com o planeta. Acreditamos que a difusão e o amadurecimento desse entendimento, em conjunto com as crescentes e mais bem-informadas demandas dos consumidores e outros setores da sociedade, acabarão por inviabilizar as inúmeras tentativas de apropriação desse movimento para fins de marketing sem compromisso real com a sustentabilidade ("greenwashing").

- Acreditamos que os esforços pela sustentabilidade são um poderoso vetor de inovação na atividade econômica, se adiantam às tendências de rigidez cada vez maior da legislação socioambiental e geram uma grande influência positiva sobre o mercado e os consumidores. Consequentemente, acreditamos que as empresas engajadas com a transformação sustentável podem ter ganhos de curto e longo prazo em seus mercados e estão melhor posicionadas para garantir seu sucesso continuado frente às transformações da sociedade.

- Acreditamos no poder da ação, da tentativa e erro, da transparência, do busca e compartilhamento de novas soluções, da quebra de paradigmas e do desenvolvimento de novos modelos de gestão e governança como meio para responder aos inúmeros desafios que essa mudança sistêmica nos impõe.


O Além do Verde será atualizado com informações acerca do tema da Sustentabilidade e correlatos, com um foco principal nas mudanças que ocorrem com as empresas e os consumidores na jornada rumo ao desenvolvimento sustentável. Para nós, é de fundamental importância que a sociedade identifique e promova as empresas e práticas que vão além de medidas paliativas, do discurso vazio ou de produtos e serviços "pintados de verde". Indo Além do Verde, queremos apresentar as iniciativas concretas e que representam verdadeiras mudanças de paradigma, discutindo-as de forma crítica e promovendo o debate e a reflexão fundamentais para a evolução dessa nova maneira de fazer negócios.

O Além do Verde se propõe ainda a ser um ambiente aberto à colaboração, e os comentários e contribuições do público são muito bem-vindos.

Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário